Amantes de animais ou não, você certamente já ouviu falar sobre o chihuahua. Com uma aparência icônica, ele pode ser considerado como uma das menores raças de cães do mundo.
Mas não é só nisso que se resume um chihuahua. Tem muito mais informações e curiosidades sobre este pequeno pet que chama tanta atenção por onde passa e cativa o coração dos seus tutores mundo à fora.
Pequeno notável.
Sua estatura pequena faz alguns tutores tratarem seus pets como uma espécie de acessório, levando-o para todos os lugares, sendo bastante adorado por influencers e instagramers.
Sua expectativa de vida é alta, ficando entre 12 a 20 anos e é um cão indicado para adultos e crianças e ambientes com ou sem quintal.
De onde surgiram?
A origem dos chihuahuas tem algumas possibilidades distintas. Alguns dizem que eles descendem de uma cão nativo das américas, outros dizem que eles são originados dos pequenos cães chineses.
O que se sabe de fato, é que, da forma como hoje ele é conhecido, os primeiros relatos datam de 1850.
Aparência chama a atenção. Apesar de ser um cão muito pequeno, isso em nada abala a confiança dos chihuahuas, além de serem bastante expressivos.
Suas orelhas são sempre eretas e os olhos são grandes, comparados ao seu tamanho. Sua pelagem pode ser curta ou longa, sendo os cães de pelo curtos os mais comuns de serem vistos.

Um cão extremamente fiel
Muito dedicado aos seus donos, os chihuahuas são cães dependentes e exigem muita atenção do seu tutor. Assim, se você costuma ter uma rotina muito corrida e uma agenda repleta de outros compromisso, o chihuahua provavelmente não é o cão ideal para você.
Ele sofre bastante quando é separado do dono, se tornando muito agressivo e com comportamento de destruição se ficar muito tempo sozinho.
Cão de guarda? Isso mesmo
Quem vê o seu tamanho quase minúsculo, não imagina que o chihuahua é considerado um excelente cão de guarda. Isso se dá graças ao seu instinto protetor muito aguçado e seu apego com seus donos.
Entretanto, esse instinto protetor tem um ônus. Os chihuahuas tem muita dificuldade em lidar com a presença de pessoas estranhas ao seu convívio e também com outros animais.
Ele não chega a ser insociável, mas, possivelmente você vai precisar de ajuda profissional para que ele melhore esse convívio e sejam bem treinados para facilitar o recebimento de visitas.
Cuidados com a saúde
Os chihuahuas possuem alguns problemas de saúde comuns à raça. Hemofilia, hipoglicemia, epilepsia são algumas das doenças comuns a estes pets. O trato urinário também deve ter uma atenção especial.
Os checkups regulares são bem importantes, bem como atenção a qualquer mudança de comportamento ou anormalidades na sua urina (urinar em quantidades bem pequenas ou apresentar sangue na urina), deve-se procurar um veterinário imediatamente.

Atenção aos cães mais velhos
Com uma expectativa de vida considerada alta, os chihuahua devem ser acompanhados de perto por um veterinário, a fim de identificar qualquer problema de saúde de maneira rápida, melhorando as chances de tratamento e cura.
Poucos exercícios. Apesar se serem cães propensos a algumas doenças, seu tamanho minúsculo faz com que não sejam exigidas grandes quantidades de exercícios para eles.
Brincar de maneira regular, dentro de casa mesmo, já é suficiente para mantê-lo em forma. Caminhar diariamente é uma boa opção, mas deve-se ficar atento que ele tem um porte pequeno e essas caminhadas não devem ser tão longas, pois ele vai acabar cansando.
O chihuahua é um cão dócil, que ama seu dono e de uma aparência graciosa. Se optar por ter um na sua família, certamente receberá muito carinho e fidelidade por parte dele.