Passear Com Seu Pet

Certamente seu animalzinho adora quando chega esse momento do dia. Alguns já até sabem o horário habitual das caminhadas e ficam agitados só esperando ela chegar. Se você tem um pet, o conteúdo deste texto foi feito para você.

Será que você sabe mesmo a importância destes passeios?

Antes de ter um animal de estimação, é extremamente importante considerar todas as necessidades dele, para que não haja frustração da sua parte e insatisfação do animal.

Muito donos de cães ainda tem essa atividade como uma mera obrigação. Destinamos o artigo aos tutores destes animais tendo em vista que são a maioria dos animais domésticos no país e nem sempre o passeio é motivo de alegria para o responsável.

Momento de alegria e satisfação.

Sendo bem além de sair de casa para realizar as necessidades essenciais, passear com seu pet deve ser um momento de confiança e cumplicidade entre animal e tutor.

Assim, alguns pontos devem ser considerados para evitar desgaste do pet e o passeio ser realmente um momento agradável e que traga boas recordações afetivas.

Passear Com Seu Pet
Fonte: pixabay

Abaixo, veja alguns pontos importantes que devem ser observados antes de começar a ir pra rua com seu cãozinho

  • Quais as condições físicas do seu pet?

Extremamente importante o tutor ter ciência de que seu animal está em condições de saúde para sair para um passeio externo.

As vacinas e vermifugação em dias são o ponto de número zero antes de expor seu animal ao mundo.

Saber também se ele tem condições físicas para tal atividade.

  • Utilize coleira.

É muito comum ver tutores passeando com seus cães totalmente soltos e sem coleira, algumas vezes em espaços que não são destinados apenas para cães.

A utilização da coleira é uma demonstração de segurança para seu animal e para as pessoas ao redor de onde vocês estarão passeando.

  • Não precisa ser um passeio longo.

O animal não tem o mesmo porte que um adulto, por exemplo. Então sendo assim, uma caminhada de uma distância que lhe agrade deve ser compatível ao porte físico e condições de saúde do animal.

  • A constância é mais importante que o tempo que dura o passeio.

Quem pensa que passeios necessariamente mais longos serão mais bem aproveitados pelo animal está muito enganado.

Dessa maneira, ao invés de fazer 3 passeios durante a semana com duração de 1h cada, faça passeios todos os dias de apenas 15 min, apenas como referência e exemplo.

Passear com o animal tem inúmeros benefícios para o pet e também ajudam bastante o tutor. Um bom exemplo é que ao passear o cão vai estar sempre em contato com outros cães e outras pessoas.

Assim, a melhora da socialização do pet será consideravelmente mais fácil, principalmente ao estranhar pessoas que não estão no convívio diário de sua rotina.

  • Melhora dos instintos do animal.

Outro ponto bem bacana é que essa exposição à rua faz com que os instintos sejam aflorados, e os cães sejam mais aventureiros e com a curiosidade mais aguçada.

  • Em sintonia com o tutor.

Habituar o animal à passeios diários, preferencialmente naquela mesma faixa de  horário, criará um ele de cumplicidade e agradecimento entre o cão e o tutor.

Além de que, o momento pode ser aproveitado pelo tutor para estreitar as brincadeiras com o pet, que, dependendo do ambiente onde moram, pode ser algo bastante limitado a ambos.

Passear Com Seu Pet
Fonte: pixabay

Atenção aos horários

Importante também ressaltar o cuidado nos horários do passeio e nas condições climáticas. Dias muito quentes ou muito chuvosos tendem a frustrar aqueles que seriam momentos de criar boas recordações.

É notório que a qualidade de vida do animal melhora significantemente com a frequência de passeios inserida em sua rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *