Os gatos são um dos animais mais adquiridos para criar em casa, por serem leais, carinhosos e mais independentes que os cães em certo momentos. Existe muitas raças de gatos que surgiram com o tempo, como é o caso do gato munchkin.
Essa raça de gato é considerada uma das mais fofas do mundo, mas já houve uma época onde foi muito discriminado devido a sua aparência “diferente”, ao ponto que nem ao menos era considerado socialmente como um gato.
O gato munchkin é considerado originário do Estados Unidos e da região de Luisiana, sendo um descente das raças de Blackberry e Toulouse. Essa espécie também é muito associada a aparência de raças de cães como o corgi e o salsicha.
Sua aparência é, de fato, única entre os gatos e muito fofa. Sendo um dos gatos mais procurados e mais caro no mercado. Muitos famosos e influenciadores possuem esse espécie como bicho de estimação.
Os gatos são considerados uma boa opção para pessoas que não possuem muito tempo disponível, esse também se aplica ao gato munchkin que, apesar de ser bastante apegado ao seu tutor, consegue ficar bem sozinho por um tempo.
Essa espécie teve um grande surto de popularidade nas ultimas décadas quando as mídias sociais ficaram mais presentes em nossas vidas diárias, onde muitas pessoas passaram a achar esse espécie adorável.
Quais os riscos devido a sua estatura?
Um dos pontos mais debatidos sobre o gato munchkin é devido a sua estatura física, perguntas como “ele vai ter uma vida igual a um gato normal?” “é saudável ele ter pernas tão curtas?” “ele adoece mais fácil” são bastante comuns.
No passado, as pessoas tinham muito receio e preocupações em optar por essa espécie acreditando que ele lhes trariam muitas despesas ou que lhes trariam muito trabalho devido a sua situação.
Mas graças à muitos estudos, foi constatado que esse gato possuí questões de saúde iguais a dos outros gatos. E que, principalmente, o tamanho das suas pernas não interferem em nada sobre a sua coluna, articulações ou quadril.
O gato munchkin, é muito comparado as raças de cães, mas os cães possuem diferenças em sua composição óssea para se adequar a estatura de suas pernas, diferente dos cães.
Também são comparados a anões, como na nossa espécie que possuí humanos com nanismo, mas sobre esse gato, apenas suas pernas são afetadas, o restante de seu corpo é comum igual as demais raças de gatos.
Quais cuidados devo ter?
Essa raça precisa de cuidados iguais as outras, no caso, é preciso completar todo o esquema de vacinação e se atentar as vacinas anuais necessárias para prevenir futuras doenças e agraves ao gato e aos seu tutores.
Apesar de ser um gato um pouco mais cheinho, não é indicado que esse gato esteja acima do peso.
É necessário buscar uma alimentação adequada para manter o metabolismo e a qualidade de vida do animal em ordem.
Caso seja necessário, busque por suplementos alimentares para manter o organismo do animal em ordem com sua necessidades nutricionais, mas busque sempre o aconselhamento de um nutricionista especializada nessa área.
Outro cuidado que é bastante necessário, é em relação a suas aventuras e brincadeiras. Já que o gato munchkin é bastante ativo e brincalhão, o tamanho de suas pernas podem incapacita-o de realizar algumas atividades.
Esse gato é bastante companheiro e ótima escolha para casas que possuam crianças pois também são animais muito sociáveis, mas seu preço pode variar batente entre dois a cinco mil reais.
Mas em comparação, são gatos que vivem bastante e possuem um temperamento bastante brincalhão mesmo despois de alcançar a idade adulta, são dóceis e amam seguir e interagir com seus donos.