Apesar de todo mundo consumir peixes, poucas pessoas sabem diferenciá-los. Uma diversidade de espécies dos mais diversos sabores e aparências pode sim causar um pouco de confusão em quem não entende muito do assunto.
Neste artigo você encontrará informações acerca de peixes de água doce. Leia até o final e garanto que ele vai contribuir bastante para aumentar seu conhecimento neste assunto.
O que diferencia um peixe de água doce para um de água salgada?
Claro que a primeira resposta que vem à mente é o ambiente em que eles vivem. Isso é verdade, entretanto as diferenças vão muito além do “sabor” da água.
Por precisarem migrar pelos mares, os peixes marítimos também se movimentam mais que os peixes de água doce.
Principais características
As texturas, cores, aspectos, são bem diferentes, destacando-se o tamanho como a principal diferença entre essas espécies.
Os peixes de água doce são melhores adaptáveis a mudanças, assim eles conseguem viver e se reproduzir em ambientes que possuam variações na temperatura e qualidade da água.
Levando isso em consideração, esse tipo de peixe é mais resistente que os peixes de água salgada.
Excelentes para aquarismo
Esse tipo de peixe é muito utilizado para os praticantes e apreciadores do aquarismo.
Aquarismo é uma atividade que consiste em criar em aquários ou tanques, peixes e demais organismos aquáticos, sendo para ornamentação ou para estudos de espécies, comportamento e afins.
Diferentes dos peixes indicados para consumo humano, os peixes conhecidos como ornamentais devem ser bem cuidados para que permaneçam saudáveis no ambiente que vão viver após serem retirados do seu habitat natural.
Sendo a temperatura da água uma das características principais para quem deseja montar um aquário, já que existem peixes que precisam de aquecimento e outros não.

Impróprio para consumo?
Infelizmente muitas pessoas ainda tem uma ideia de que os peixes de água doce devem ter seu consumo evitado, isso se dá ao fato de associar que lagos e rios podem ser mais facilmente contaminados.
Isso é um mito, pois qualquer ambiente pode sofrer contaminação, desde um rio utilizado para pesca como parte dos oceanos.
Culinária
Um ponto bem importante a se observar, é que peixes de água doce tem um tempo e modo de preparo diferente, sendo primordial compreender as características da espécie que vai utilizar, a fim de extrair o máximo de sabor e qualidade.
As espécies mais comuns utilizadas nas cozinhas são tilápia, dourado, pintado e tambaqui.
Cada uma possui características que podem fazer o diferencial no prato a ser preparados.
Abaixo, veja algumas das indicações de preparo.
Dourado:
- Pode ser preparado em postas ou frito por inteiro
- Custo-benefício excelente
- Carne branca com boa quantidade de gordura
- Carne firme, por isso é usado com frequência nas cozinhas brasileiras
Tambaqui:
- De carne suculenta, é muito comum ser utilizado para fazer churrasco
- Seu corte mais comum é a costela
- Tem sabor marcante, boa quantidade de gordura e facilidade em tirar as espinhas

Consumo de peixe faz bem pra saúde.
A inclusão de peixes no seu cardápio será de grande contribuição para a manutenção da sua saúde.
Os peixes contêm uma grande quantidade de vitaminas e minerais que são benéficos para enfermidades como também para prevenção de algumas doenças.
O seu consumo frequente pode trazer grandes benefícios a longo prazo, sendo o consumo anual indicado de cerca de 12kg de peixe por pessoa. No Brasil, atualmente, esse consumo está em torno de 9kg por pessoa, ou seja, um pouco abaixo do indicado.
Melhora a circulação sanguínea, prevenção ao Alzheimer e contribui na redução de peso. Estes são apenas alguns dos benefícios que o consumo de peixe pode trazer para sua vida.