Assim como acontece em nós, os nossos pets também sofrem com doenças gastrointestinais. E essa condição pode ser bem comum, então leia mais nesse texto sobre a indisposição e possíveis distúrbios no sistema digestório de nossos animais.
Esses problemas acontecem de forma frequente nos cães e gatos. As mudanças de hábito, vômitos, falta de apetite, perda de peso e diarreia são os principais sinais e devemos prestar atenção. O maior desafio nisso é conseguir identificar de forma rápida a gravidade dos sintomas e a causas dele.
O atendimento rápido ao pet ajuda que o quadro não se agrave, por isso, é importante conhecer bem o seu animal e todos os hábitos dele, para conseguir identificar essas doenças de forma precoce.
Agora veja algumas das doenças gastrointestinais que mais acometem os pets:
- Gastrite:
A rigidez abdominal e as dores, a fraqueza, salivação excessiva, falta de apetite, vômitos com ou sem sangue e as náuseas, são alguns dos sinais clínicos da gastrite. A gastrite é a inflamação que ocorre na mucosa do estômago.
- Gastroenterite:
Nesse caso, ocorre a inflamação em todo o aparelho digestivo e isso pode ser causado por vários motivos. Os sintomas são os vômitos, a diarreia, a letargia e a inapetência.
- Pancreatite:
Essa é uma inflamação grave que ocorre no pâncreas, que é o órgão que é responsável por produzir as substâncias que fazem a digestão, causando sintomas como dores abdominais, abdômen enrijecido, diarreia, falta de apetite, desidratação, febre e fraqueza.
- Pancreatite crônica:
Essa é uma inflamação progressiva e contínua, que pode mesmo causar grandes danos permanentes e a perda total da função do órgão. Ducto biliar, distúrbios do fígado ou pâncreas, podendo causar a redução, interrupção da bile. Os sintomas são a esclera que é a parte branca dos olhos que ficam amareladas, assim como a pele, urina alaranjada ou escura e as fezes fétidas e claras.
- Doença Inflamatória Intestinal:
Essa doença é a inflamação que ocorre nas mucosas gastrointestinais, causando os vômitos intermitentes que podem persistir por 3 semanas, além da diarreia. A causa dessa doença é desconhecida.
- Doenças parasitárias ou verminoses:
Não menos importante e muito comum, as doenças parasitárias ou as verminoses são causadas por protozoários e por vermes que ficam alojados no organismo dos pets, geralmente no intestino, mas podendo se alojar no cérebro, pulmões e no fígado.
Tratamento e prevenção
É muito importante uma alimentação adequada para os pets com problemas gastrointestinais. Geralmente, esses problemas são causados pela quantidade do alimento fornecido, os petiscos e o tipo de proteína que está presente no alimento.
O veterinário indicará a quantidade ideal e as melhores opções dos alimentos, isso tudo, conforme a idade do pet, as condições clínicas e o porte do animal. Como as alimentações industrializadas e a alimentação natural, precisam sempre serem oferecidas de acordo com a particularidade de cada animal. Os animais que possuem determinadas doenças ou alergias, precisarão ainda mais de cuidados.
Manter o ambiente e as caixas de areia bem limpos, oferecer água filtrada, evitar que o animal tenha acesso ao lixo, higienizar o seu animal logo após o passeio, evitar alimentos gordurosos, as plantas tóxicas, os produtos de limpeza, objetos e brinquedos que possam ser ingeridos, são os maiores cuidados que devemos manter no dia a dia, para preveni-los.
Quanto mais rápido uma doença gastrointestinal for diagnosticada, mais rápidos e melhores serão os resultados. É importante sempre consultar o veterinário logo nos primeiros sinais que surgirem no seu pet e seguir o tratamento correto.
Realizar o tratamento faz a total diferença para a vida e bem-estar do seu pet.