Março Azul: prevenção de verminoses e doenças gastrointestinais

O mês de março foi escolhido para ser o mês da prevenção de doenças gastrointestinais e de verminoses e se você tem um pet em casa, é muito importante saber mais detalhes sobre essas doenças e sobre a prevenção.

Por isso, falarei aqui sobre essas verminoses que são as mais comuns nos gatos e nos cães, como elas devem e são tratadas, além de todos os efeitos colaterais que elas causam nos nossos amiguinhos. Então vamos lá.

Aqueles bichinhos bem nojentos, chamados de vermes, são um tipo de parasita que são muito fortes e resistentes e que podem viver por bastante tempo no solo, por exemplo. Eles podem trazer para nossos pets grandes riscos, assim como para os humanos.

As verminoses ocorrem nos animais quando eles são infectados por algum tipo de verme. E esse verme também pode infectar nós, humanos. Quando isso ocorre, acontece a zoonose e pode ser bem perigoso.

Na grande maioria das vezes, essas infecções ocorrem por meio da via oro fecal, que é quando esses vermes ficam alojados nas paredes do intestino do pet e isso causa um enorme desconforto, fazendo com que ele perca pelos, tenha anemia, apatia e vômitos.

Por isso, se o seu pet apresentar qualquer sintoma como esse, o indicado é que você o leve imediatamente para um médico veterinário, para que seja possível realizar exames e ser diagnosticado rapidamente para o tratamento mais adequado seja feito.

No caso das doenças gastrointestinais, elas podem ser causas de muitas doenças e também de alterações gástricas e intestinais do seu animal. Ingerir alimentos que não são adequados para eles, os parasitas, gastrite medicamentosas, as faltas de enzimas digestivas e também as doenças por bactérias são as causas para esse problema.

E com isso, ocorrem as consequências que geram a redução da digestão e também da absorção dos nutrientes, fazendo que altere o fluxo digestivo e acaba desenvolvendo outros problemas de saúde, além de gerar um grande desconforto para o pet.

Existem muitos tipos de vermes que atingem nossos animais, mas os mais comuns dele são o Ancylostoma spp, o Toxocara spp e também o Sipylidium Caninum, todos eles entram no grupo da zoonose.

Os vermes que são intestinais possuem dois grupos, os redondos e os chatos. No caso dos ancilóstomos, os pets os ingerem quando comem algo que está no solo e possui a larva do verme ou no caso de comer um outro animal infectado como pássaro ou roedor. A giardia também bastante conhecido, é um protozoário que habita o intestino e a ingestão ocorrem com cistos que estão na água contaminada ou em alimentos.

Março Azul: prevenção de verminoses e doenças gastrointestinais

Prevenção

O mês de março foi dedicado a isso para trazer esse alerta e para que todos saibam como a prevenção é importante para que nossos pets não adoeçam e sofram com esse problema.  Então vamos ver as maneiras de prevenir as verminoses.

O principal ponto para a prevenção é cuidar da higiene do animal e do ambiente em que ele vive. É muito importante sempre recolher as fezes do seu animal para que se evite a contaminação em outros pets e também nos humanos.

É muito importante também, que você leve sempre o seu pet em consultas periódicas para que ocorra as vermifugações adequadas e no período certo para que ele fique protegido desses vermes que causam tantos problemas.

Março Azul: prevenção de verminoses e doenças gastrointestinais

Os animais são infectados quando ingerem as larvas ou os ovos dos vermes que ficam na água e no solo. Existem também os vermes que são capazes de penetrar a pele e acabar passando de mãe para o filhote.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *