Assim como os seres humanos, os nossos animais também precisam de consultas preventivas e check ups para diagnosticar possíveis problemas e cuidar da saúde depois de uma certa idade. Essas consultas devem ser realizadas para que se possa evitar doenças e outros fatores.
Realizar as visitas regulares ao médico veterinário é bem importante para nossos animais, pois é claro que eles vivem menos que nós e atingem a velhice mais rapidamente. Se você levar o seu pet em uma consulta a cada 1 ano, é como ir ao médico a cada 4 anos.
Outro ponto importante, é que os nossos animais possuem o instinto de esconder qualquer tipo de dor, pois isso é uma estratégia para que eles sobrevivam na natureza. Todos esses motivos nos provam como é importante realizar as consultas preventivas sempre qe possível, para que nenhum problema passe despercebido.
Consultas e a Qualidade de Vida para seu Pet
Ter um diálogo como médico veterinário ajuda na qualidade de vida do seu amigão, pois o estilo de vida que ele leva, a alimentação, os exercícios físicos, a idade, modificações nos ambientes, problemas comportamentais e necessidades básicas, influenciam muito na vida do pet.
Esses pontos parecem ser simples, mas garantem para ele uma vida mais saudável, com menos estresse no dia a dia e fazem com que sua qualidade de vida aumente bem. Além disso, a consulta preventiva previne o seu pet de doenças e de diversas condições que ele pode apresentar.
Essas consultas e exames podem ajudar identificar algumas condições pré-existentes ou doenças que podem acarretar consequências bem sérias se não forem cuidadas e que podem mesmo diminuir muito a vida do seu amigo.
Quando o pet passa por consultas e exames, é possível avaliar melhor os órgãos como os rins, fígado e o coração. A grande maioria das doenças são identificadas nessas consultas preventivas e que muitas vezes passam despercebidas pelos seus donos e só são identificas por profissionais.
As doenças que podem ser diagnosticadas por consultas preventivas são as seguintes:
- Artrite e artrose;
- Alergias;
- Câncer;
- Cistite;
- Doenças endócrinas, como hipotireoidismo, diabetes e hipertireoidismo;
- Doenças periodontais;
- Obesidade;
- Doenças renais;
- Otite.
Também podem ser diagnosticadas outras condições como as doenças infectocontagiosas e as verminoses.
Quando essas doenças são identificas antes de se complicarem, por meio das consultas preventivas, elas podem reduzir também os gastos mensais com a saúde do seu pet, além de garantir mais chances de rápidas recuperações.
Qual a frequências para as consultas preventivas?
Da mesma forma que para nós humanos, os exames e consultas nos pets devem ser realizadas com uma certa frequência, dependendo ainda mais da idade. Para um filhote, por exemplo, o número de vezes para realizar a consulta é diferente de um animal já idoso.
Para os filhotes, é indicado que o médico faça uma avaliação mensalmente até que o mesmo complete 6 meses de idade. Pois nesse período, os pets terão que receber as vacinas necessárias e precisam ter o seu crescimento acompanhado de perto.
Nos adultos, é recomendado que o animal faça as consultas preventivas pelos menos uma vez ao ano. Durante esse tempo, o pet acaba sofrendo mudanças fisiológicas e por esse motivo, é indicado uma frequência maior.
Já no caso do pet idoso, é indicado que as consultas sejam feitas com maior frequência, o ideal que seja a cada 6 meses, pois depois de uma certa idade, acontecem om processos degenerativos e podem aparecer outros problemas mais rapidamente.
Então, se você tem um pet, realize as consultas preventivas no tempo indicado pelos profissionais e e garanta mais qualidade de vida para o seu amigo.