Os papagaios são mesmo encantadores, além de bonitos, alegres e engraçados. Esses pássaros tão amados são originários das Américas Central e Sul e são muito populares no mundo das aves. Se você quer saber mais sobre eles, leia a resenha.
Com sua beleza impressionante, os papagaios realmente cativam as pessoas com a sua incrível capacidade de reproduzir a nossa fala. Sem contar que esses animais possuem a facilidade de aprender muitos truques.
Mais sobre o Papagaio
Com certeza você conhece e já viu um papagaio, esse lindo e simpático pássaro que tem a sua fama de falador. A ave é bem popular e já foi símbolo aqui no Brasil, com o Zé Carioca. Mas agora conheça todas as características desse animal.
O nome da ave é genérico de vários tipos de pássaros da Amazona, são mais de 30 espécies e 12 delas estão no Brasil. A mais comum é o Papagaio Verdadeiro e também a espécie doméstica que é chamada de Papagaio do Mangue. Entre ela há poucas diferenças e todas são muito belas.
Todas essas espécies possuem características em comum, são pássaros de um tamanho médio que atingem de 30 a 40 centímetros. A sua cor que mais predomina é o verde e a grande maioria possui manchas laranjas, azuis e manchas amarelas.
O que muita gente não sabe é que esses animais possuem uma expectativa de vida que pode passar dos 60 anos. Na natureza, a maior parte dessas aves possui uma alimentação bem variada, comendo sementes, frutas e até pequenos insetos. Já em cativeiro, os tutores oferecem alimentação com um mix de sementes.
Esse mix de sementes não é muito recomendado pois não oferecem todos os nutrientes necessários, e os papagaios acabam escolhendo entre as sementes as suas favoritas, e na grande maioria, a mais parte são os mais gordurosos, que contribui que ele tenha problemas com obesidade e as deficiências nutricionais. O indicado é oferecer os alimentos extrusados, como as rações balanceadas para que possa atender todas as necessidades nutricionais.
Sexo do Animal
Para que você consiga determinar se o papagaio é fêmeo ou macho, pode ser mesmo uma tarefa difícil. Eles não apresentam nenhum tipo de diferença marcante entre eles e os órgão reprodutores desse animal são internos, o que complica ainda mais para ser identificado o sexo.
O veterinário pode identificar alguma característica mais sutil, como alguma dica, geralmente o papagaio macho é maior que a fêmea. A fêmea costuma ser menos dócil e mais agressiva que o macho.
Os papagaios são carinhosos e monogâmicos, atingindo a maturidade sexual com 2 ou 3 anos. O macho faz um cortejo para a fêmea para poder reproduzir. Na maioria das vezes, botam 3 ovos que em um mês, irão eclodir.
Depois de 60 dias, aproximadamente, os filhotinhos deixam o seu ninho e vão explorar e se adaptar no mundo. Bem amorosos e fiéis, se o papagaio perder o seu parceiro, viverá sozinho até o final de sua vida.
Legal ou Ilegal?
Essa é uma dúvida sobre os papagaios, pois essa é uma ave que é uma das principais vítimas entre o tráfico de animais. Nos dias atuais, o IBAMA só permite que institutos de resgate e preservação de animais criem os papagaios nos cativeiros.
Pois essa atitude faz a preservação das espécies de forma consciente e os tutores podem criar esses animais sem separá-los do ambiente natural. É possível que você tenha e compre um papagaio com origem certificada e com a autorização do IBAMA e sempre zelando pelo bem-estar das aves.