A cara de lobo e seu porte intimidador, o Husky Siberiano na verdade é um cão gentil, amigável e sociável, além de ser um cão trabalhador. É bem conhecido como um cão do trenó e do gelo, pois essa raça vivia com os humanos para transportar as cargas e as pessoas.
Um cão originário da Ásia, eles possuem uma camada de pelo bem espessa e protetora, como um casaco quente, que o mantém aquecido a um frio excepcional. Com todas essas características, o Husky Siberiano pode viver muito bem em climas mais amenos.
Características e Temperamento do Husky Siberiano
Essa raça pode apresentar uma grande variedade de cores e de combinações, que pode variar do preto até o branco. As mais comuns são o branco, branco com preto, cinza, preto, o agouti (marrom, preto e amarelo), cobre ou marrom e branco.
Essa raça foi criada para atuar e para trabalhar em equipe, viver em família e também com outros animais. É um cão que gosta de brincar, é amigável e bem extrovertido. É um cão que se dá bem com todos e gosta muito da companhia, não gosta de ficar sozinho.
O Husky Siberiano é bem atlético, cheio de energia e aventureiro e realmente é uma raça que precisa de exercícios bem intensos e isso faz com que ele possa até mesmo fugir. Se o cão fica entediado, ele pode fugir.
Para que isso não ocorra, é necessário dar atenção para o seu animal e que ele tenha um bom espaço para poder brincar e correr em total segurança. Colocar grades altas também pode dificultar a fuga do animal.
Eles costumam ser bem sociáveis e são cães ótimos para as crianças e também para outros pets. Eles realmente gostam de fazer parte da sua família e ter a companhia das pessoas e de outros animais. São brincalhões e bem carinhosos com todos, até mesmo com pessoas estranhas, dessa forma, as visitas serão sempre bem recebidas. Por outro lado, são péssimos cães de guarda.
De maneira geral, esses cães são bem silenciosos e não são de latir, porém, devido a origem, são cães que uivam, o que pode acabar incomodando. Outra dúvida sobre eles é se são destruidores, o que pode realmente acontecer se caso se sentirem entediados.
São cães enérgicos e que gostam de espaço aberto para correr e brincar, dessa forma, não são muito indicados para viverem em apartamentos. Em casos como esse, são preciso as corridas regulares e os passeios diários.
Cuidados com a Raça
Como disse, um cuidado importante com essa raça é que ele tenha espaço para as atividades físicas. Para poder preservar a saúde mental e o vigor físico, pois é necessário que ele gaste toda a carga energética, pois ele é capaz de correr por milhas e milhas, puxando trenós.
Outro cuidado é com a pelagem, pois é indicado que a escovação seja diária quando estão em queda. No caso dos banhos, essa raça é bem limpa e como os gatos, se higienizam. Por esse motivo, não devem ser banhados mais que uma vez ao mês e quando ocorrer o banho, devem ser bem secos e enxaguados para que não ocorra problemas de pele.
O Husky Siberiano é uma raça bem saudável, não costumam ter problemas de saúde. As doenças que podem acometer a raça são as doenças nos olhos e a displasia do quadril.
Se você é apaixonado pelo Husky Siberiano, agora já tem mais informações sobre ele e como são cães amigáveis e ótimos para viver com sua família, crianças e com outros animais.