O seu cão está acima do peso? Então é preciso que você saiba e entenda sobre a obesidade canina para ajudá-lo da maneira correta. Grande parte dos tutores de cachorros nãos abem identificar que seu pet está ficando gordinho.
Um cachorro obeso é um ponto de preocupação assim como um humano obeso, pois a obesidade pode acarretar diversos problemas de saúde. É importante que você leve sempre o seu pet em uma consulta médica para que o peso seja avaliado e tomar as providencias se o diagnostico for de obesidade.
O veterinário irá utilizar um método para ter esse diagnostico, que é chamado de ECC, que é o escore da condição corporal do animal. Com base nessa avaliação e na palpação da gordura corporal, será definido se seu cão está no peso normal ou com obesidade.
Na escala de 1 a 3, o seu cachorro está magro e é realmente possível sentir e até observar todos os ossinhos da costela e do quadril. De 4 a 6, pet está no peso normal, com as costelas levemente aparentes e uma reentrância no abdome. De 7 a 10 o cão está mesmo obeso, as costelas não ficam aparentes e é até mesmo difícil de senti-las no toque.
Existem também outros sinais que nos mostram que o cão está obeso, como a dificuldade para levantar, a dificuldade para respirar, o sedentarismo, a dificuldade para se locomover e para correr. Caso o seu cachorro tenha esses sintomas, é a hora de fazer uma visita ao veterinário.
Problemas que são acarretados pela obesidade canina
Como falamos, a obesidade canina causa algumas situações e trazer riscos e problemas de saúde para os nossos cãezinhos. Veja a seguir:
- Problemas de locomoção e problema nas articulações;
- Aumento do colesterol no sangue e aumento nos triglicérides;
- Displasia coxofemoral;
- Dificuldade para respirar;
- Prisão de ventre;
- Doenças ósseas;
- Doenças hepáticas.
Além de todos esses problemas que podem surgir, os animais que são bem brincalhões e ativos, acabam ficando mais sedentários e podem ter também problemas psicológicos, fazendo com que dessa forma, diminua ainda mais a qualidade de vida dos cães.
Como evitar a obesidade canina?
Não há segredos para evitar a obesidade nos cães. Basta você investir em uma boa alimentação, balanceada e saudável. Além disso, realizar atividades físicas com seu cachorro, exercícios rotineiros e passeios mesmo que curtos, já ajudam muito a saúde do animal.
Se o seu cachorro já está com a obesidade, leve-o para o veterinário para que ele receba todas as recomendações, que na maioria das vezes, consiste em dietas adequadas e práticas leves de exercícios físicos.
Você também pode criar alguns hábitos como oferecer de forma fracionada as porções de rações, além de saber qual o melhor tipo de ração para animais nessa situação. Ofereça também frutas e legumes que podem ser consumidos por cães. Não de guloseimas para eles, como pão, queijos, frios. E busque também incentivar que o seu amigão se exercite para que fique menos sedentário.
Todos os sintomas que seu pet vir apresentar deve ser sempre levado em conta e assim que observados, leve-o ao médico e de preferência um com a especialização em endocrinologia, para que ele avalie o se amigo da melhor forma e por meio de exames, descobrir o motivo pelo qual essas gordurinhas estão tão excedentes.
Cada raça de cachorro, possui um peso ideal, por isso ele deve ser avaliado corretamente e saber de fato se seu pet está mesmo gordinho. A obesidade é uma condição patológica bem decorrente do grande acúmulo de gorduras que podem deteriorar todas as funções do corpo e acabar prejudicando a saúde e o bem-estar do seu cachorro.