Sabe aquela coceirinha que seu pet tem? Isso pode ser um verdadeiro incômodo para ele, pois essa coceira pode ser causada por pulgas e carrapatos, que além de desconforto pode também transmitir doenças graves.
A coceira pode ser um hábito comum do seu pet, mas é preciso atenção quando essa coceira está além do normal. Ela pode ser o sinal de algum parasita em seu animal e por esse motivo, é necessário que você saiba como acabar de vez com esses parasitas.
A grande maioria das pessoas, acreditam que carrapatos e pulga só aparecem em pets que vivem em áreas verdes ou em quintais, mas a verdade é que os animais que vivem até mesmo em apartamentos estão propícios a serem afetados por esses aracnídeos e insetos.
No caso das pulgas, que são bichinhos muito pequenos e rápidos, podem infestar o seu pet em momentos como passeios em algum parque ou quando entram em contato com outro pet que já está com a pulga. Esse inseto é capaz de pular para o corpo de outro pet em segundos.
E não é apenas os cães que podem pegar a pulga, os gatinhos também podem ser alvos desses parasitas e sofrer com a infestação. Geralmente, esses bichinhos ficam localizados na barriga, nas orelhas, nas costas e na base da cauda do pet.
Mesmo sendo bem pequenas, é bem fácil de localizá-las no seu animal. Qualquer pontinho preto em seu pet, deve ser examinado pois se for um parasita, pode estar gerando nele um enorme desconforto.
Já no caso dos carrapatos, encontramos mais facilmente nos cãezinhos e esse tipo de aracnídeos são encontramos nas áreas verdes e esses possuem um tamanho maior que as pulgas. Geralmente, quem mora na cidade grande costuma levar o seu pet passear em parque e nas praças e são nesses lugares que podemos encontrar o parasita.
Como eliminar esses bichinhos de nossos pets?
Se você perceber que o seu pet está se coçando mais que o normal e apresentar a pele avermelhada, até mesmo com lesões pequenas pelo corpo, isso pode ser o sinal de que existem parasitas em seu corpo.
Se essa situação ocorrer, é importante que você o leve para o veterinário para que ele recomende a melhor maneira de eliminar esses bichinhos. Nos dias atuais, existem muitas maneiras para tratar esse problema nos pets como sprays, coleiras, shampoos e medicamento.
Esses produtos previnem os pets desses parasitas e de todo o desconforto que eles causam. Um dos produtos que são ótimos para isso, são as pipetas com o remédio que age contra as pulgas e os carrapatos.
Essas pipetas são tubinhos com líquido que deve ser aplicado na nunca do seu pet. Esse remédio pode protegê-lo por pelo menos um mês. Esse produto deve ser usado como um método de prevenção e também como tratamento para os pets, podendo ser colocado em animais filhotes.
A partir das 4 semanas de vida do gato ou do cachorro, já pode ser aplicado esse produto para prevenção dos parasitas. É indicado que esse medicamento seja utilizado a cada 30 dias, pois assim, o seu pet ficará protegido e poderá passear sem problemas em parques, praias e praças.
É importante lembrar que quanto mais higienizado e limpo que for o ambiente em que o seu animal vive, menor é a chance de ele ser afetado por esses parasitas que causam tanto desconforto e podendo trazer doenças sérias.
Mantenha o ambiente do seu amigão sempre limpo e higienizado e com a prevenção contra o parasita em dia, pois assim ele viverá muito melhor, com mais qualidade de vida.