Um grande problema que temos sempre na virada do ano e em outras datas comemorativas são os fogos de artificio em relação aos nossos animais. Isso porque esses fogos assustam mesmo e muitos os nossos pets.
Essas luzes e barulhos que enchem os céus no final de ano ou em jogos de campeonato de futebol, por exemplo, amedrontam de verdade os animais, pois eles, possuem uma potente capacidade de ouvir, muito mais potente que em nós humanos.
Então, vamos saber nesse texto, sobre esses fogos de artifício, todos os problemas que eles podem causar em nossos animais e alguma forme de protegê-los.
Como acalmar os pets com a queima de fogos?
Esses fogos de artifício são a reação química que acontece quando os elétrons acabam recebendo uma energia muito maior que o normal, lançando os raios luminosos. Essas luzes são chamadas de luminescência e o material que é usado para essa reação é a conhecida pólvora.
Para que os fogos fiquem coloridos, é usado uma pólvora que possui elementos diferentes e que acabam criando uma grande explosão de cores. Esse estouro no céu faz um enorme barulho, um som que já é bem alto para os humanos e para os animais, é muito pior.
Todo esse barulho e luzes coloridas fazem mal para nossos pets e por isso, é importante que os tutores saibam de técnicas para que possa acalmar o bichinho e fazer com que se sintam um pouco mais seguros.
Não deixe o seu pet sozinho nesse momento de barulhos, pois se ele se ver sozinho, vai pensar que realmente está em perigo e poderá tentar fugir, no desespero, pode acabar se machucando feio. Não os deixar sozinhos também pode evitar que ocorra convulsões ou epilepsia.
Outra técnica bem útil para que você possa calmar o seu pet, é criar um ambiente que passe a sensação de segurança ao barulho dos fogos. Por exemplo, feche todas as janelas, cortinas e portas para abafar o som.
Você poderá acostumar o seu pet nesse ambiente alguns dias antes da queima de fogos, para que ele se acostume com esse cantinho, que pode ser um quarto, por exemplo. Coloque petiscos, brinquedos e a comida para que ele se sinta mais seguro.
Outro ponto importante é o tutor manter a calma e a atitude positiva pois os pets observam muito o comportamento de seus tutores. Quando ocorrer a queima de fogos, fique positivo e transmita segurança para que o seu animal fique calmo.
Se necessário, existem remédios para que o seu animal fique mais calmo nesses momentos de barulhos. Esses medicamentos não dopam o animal, mas sim os deixa tranquilo. Mas para que eles possam tomá-lo, é necessário passar em um médico veterinário para ele passar a melhor opção.
Acostumar o seu pet a barulhos altos também pode ser uma boa técnica. Você pode acostumá-lo com uma caixa de som alta e ao mesmo tempo, distrai-lo com brincadeiras e com petiscos, assim ele pode se acostumar sem sentir medo.
Existe uma lei que proíbe os fogos de artifício, mas ela não é suficiente para que esses fogos sejam impedidos e não são todas as cidades que possuem essa legislação. É bem importante que essas leis sejam aplicadas para que cada vez menos possa se usar esses fogos.
Esse combate conta os fogos é de extrema importância para os animais, pois é uma maneira de evitar que nossos pets fujam, passem mal, tenham ferimentos e até o óbito. Além de preservar também a saúde mental. Fora isso, os fogos também podem causar acidentes, como incêndios em casas e também em áreas de mata.